Images

Também quero comercializar minha arte, como faz?

Recebi uns e-mails pedindo dicas de como mostrar as suas artes na internet e como tentar conseguir algum lucro com isso. Tem uma porrada de artistas talentosíssimos que só precisam de uma oportunidade para mostrarem do que são capaz, a internet é uma boa ferramenta de divulgação, desde que seja usada com bom senso. Não sou nenhum profissional, então, tudo o que você vai ler a seguir são coisas pelas quais passei e espero que lhe ajudem a obter sucesso na sua ideia. Vida longa e prospera. RAWR!

1 - Então, precisamos de um nome, certo?

Muita hora nessa calma

Como tudo que precisa começar, precisamos conseguir um nome bem legal para sua nova empreitada, pessoalmente essa é uma das partes que considero mais difíceis de se fazer, mas não repreenda muito sua imaginação, deixe-a trabalhar tranquila e com o tempo certo acabará encontrado um nome batuta.


2 - Símbolos são legais, também quero um.

Perfeito!

       Agora que você escolheu um nome, está na hora de tentar bolar uma marca para lhe representar, afinal, você não vai querer ser chamado de 'o cara dos chaveiros', certo? (é, me chamavam assim por um tempo).


3 - Fotos aqui, fotos alí, fotos em todo os lugares!

Fotografar é mais legal do que ser fotografado,
na minha humilde opinião
       Tire fotos, filme e se possível catalogue-os em algum tipo de mídia social, facebook, deviantart, blogger, youtube... Tenho certeza de que assim fica bem mais fácil de você expôr seu trabalho. Use essas ferramentas ao seu favor.


4 - Pentelhos do Facebook:

Ainda bem que deus não me fez um playboy, filantropo, lindo, rico e inteligente

       Aproveitando que falei sobre o uso das mídias sociais para auxiliar a visibilidade do seu trabalho, vamos a um conselho que preciso passar:  Se você quiser ser mal visto poste coisas como "galera, curte minha nova página batuta" ou "curte ai plix" em grupos destinados a assuntos acadêmicos, universidades por exemplo. Você pode até ter um monte de coisas legais para mostrar, mas ali não é o espaço certo para fazer sua propaganda, cuidado.


5 - Minha mãe falou que educação e respeitos são fundamentais para se viver em sociedade:

"Please, respect the meat."

      Um dos princípios básicos, já que você vai ter que conviver com pessoas e as vezes elas podem não ser tão amistosas, eu sei que de vez em quando dá raiva, algumas pessoas vêem seu trabalho de uma forma depreciativa e só criticam sem apontar uma maneira de ajudar, mesmo assim trate-as com respeito. Uma coisa que aprendi é que o mundo dá muitas voltas, muitas voltas mesmo.


6 - Valorize-se rapá!

Fell like a Chewie 8)

    Trabalhos manuais realmente dão trabalho, mais até do que muita gente pode imaginar. São dias pesquisando, desenhando, redesenhando, rasgando, desenhando outra vez, costurando, linha e agulha arrebentando, furando os dedos, pintando as mãos de preto, sujando-se de cola e tudo mais. Por isso, quando alguém lhe pedir um desconto pense bem quanto vale seu esforço antes de ceder. (mas também não seja um porco capitalista, use da sensatez e se sairá bem).


7 - Encomendas, e agora?

"Sem exaltações, sem exaltações..."

      Só aceite-as se realmente conseguir fazer. Geralmente é bom estabelecer prazos para confecção das suas peças, tente cumpri-los sempre ou acabará tento problemas no futuro. Outra coisa importante a se dizer é: NUNCA venda fiado, a não ser que você realmente confie na outra pessoa, mas mesmo assim não aconselho a fazê-lo, mas de qualquer forma você quem decide.


8 -  Abrindo a caixa de sugestões:

Fala que eu te escuto
      Acredite, sempre existem pessoas legais dispostas a ajudar, procure aceitar suas sugestões com a mente aberta. Tente também sempre melhorar suas técnicas, leia, pesquise e faça, não existe fórmula mágica para isso, você terá que ser insistente, vai errar a 1º, a 2º a 18º para poder começar a acertar por volta da 20º tentativa, o importante é não desistir e continuar se isso for realmente o que deseja.


9 - Sim moço, agora como faço para não me chamarem de porco capitalista?

Eu sei como você se sente ='(

       Uma maneira que considero justa para calcular quanto você deve cobrar pelo seu trabalho é a seguinte: some os gastos com todos os materiais que usou para a confecção do produto, multiplique por 2 e some 5 ao resultado; se tiver frete, calcule e ajuste com a pessoa a melhor maneira de como distribuir isso. Sempre quando vou colocar preço em alguma coisa, primeiro penso se EU compraria aquilo por aquele preço, essa é a maneira mais justa que conheço de faze-lo.


10 - Não se engane, sempre vão lhe chamar de porco capitalista.

Tá caro? Você sabe o trabalho que deu pra fazer isso?

         Viver de arte é uma coisa complicada justamente por causa disso, existem pessoas que não valorizam esse tipo de trabalho e muitas vezes os artesãos são vistos como desocupados. Sempre tem um, sempre... Mas não se avexe, sorria e acene, eu sei que você sabe que você sabe que você é um cara legal que leva alegria aos domingos das pessoas :D.


11 - "Amigos, amigos, negócios a parte."

Produzir, produzir, produzir... bora, bora, bora!

         A frase é manjada mas vale a pena ser lembrada, tenha cuidado com os 'amigos' que pedem desconto, pedem pra pagar depois (e nunca pagam, dai você corre o risco de perder o trabalho e o amigo) e tem vezes que eles elogiam tanto uma coisa sua e dizem que não tem dinheiro só pra vê se você vai cair na tentação de dizer "-A cara, deixa pra lá, toma de presente." Não tô dizendo para você não presentear seus amigos com suas coisas, só digo para ter cuidado com isso, quem é seu amigo de verdade vai reconhecer seu esforço.


12 - Conheça seus clientes e considerações finais:

Muitas vezes vocês tem interesses em comum e ainda podem virar bons amigos (y)

         É importante você fazer um estudo prévio do público a qual você vai querer direcionar seu negócio, não adianta querer vender gelo a esquimós. E o resto você vai aprendendo com o tempo, essas são apenas algumas coisas que lembro e julgo fundamentais mas, o importante mesmo é não desistir e sempre tentar melhorar. Pedras existem em todos os caminhos, o negócio é você ser sagaz, junta-las no bolso para jogar na cabeça dos zumbis quando acabarem suas balas xD.




Bônus:

Não consegui encaixar esse gif na postagem de maneira que fizesse sentido mas gosto muito dele e
ele vai aparecer de qualquer forma. Quem não gosta de gatinhos músicos? *O*



Texto baseado na postagem que vi aqui ó:
http://chesller.blogspot.com.br/search/label/Artesanato?updated-max=2010-08-02T16:22:00-08:00&max-results=20&start=8&by-date=false

2 comentários:

  1. Falou e disse! o/

    É assim que se aprende e trabalha. Quem tem noção de que esse é um trabalho que exige paciência e dedicação, ok. Quem não entende, faça o favor de ler esse post e criar pelo menos 1% de vergonha na cara antes de sair por aí criticando a tôa. (y)

    Go ahead! o/


    PS: Gatinho foda tocando teclado. LOL

    ResponderExcluir
  2. E claro que tinha mais um bando de coisas que eu poderia ter falado, mas o post ia ficar grande e pesado demais (eu ia botar gifs em todos os tópicos mesmo, tô nem ai :p) e outra, geralmente as pessoas que falam mal tem preguiça de ler, então acho muito difícil que comecem a faze-lo por aqui, mas, é a vida xD.

    ~Gatinho FTW Ó-Ó!

    ResponderExcluir

Copia total ou parcial do conteúdo deste blog (sem autorização) além de feio é crime. Tecnologia do Blogger.